A mostra acontece de 27 a 30 de novembro Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Anápolis e a Produtora Art Vídeo divulgaram as peças selecionadas para a mostra competitiva que integra a programação da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis, que acontece de 27 a 30 de novembro. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Anápolis em parceria com a Produtora Art Vídeo e produção da Território Cultural.
“Tivemos mais de 70 companhias inscritas de diferentes regiões do Brasil interessadas em participar da nossa mostra. Tivemos muita dificuldade para buscar dentre tantas peças relevantes e potentes. A vontade é fazer uma grande mostra com toda essa representatividade”, pontuou Luiz Fragelli, produtor e jurado.
A seleção foi realizada por comissão composta por Micheli Santini, Luiz Fragelli e Danilo Alencar. Conheça a trajetória dos jurados:
Danilo Alencar Nascido no interior de Minas Gerais, Danilo Alencar é dramaturgo, diretor de teatro e historiador há mais de 30 anos. O teatrólogo atua como diretor do Grupo Arte e Fatos, fundado em 1988. Títulos Honrosos Título Honorífico de Cidadão Goianiense, concedido pela Câmara Municipal dos Vereadores de Goiânia. Medalha de Mérito Cultural, concedida pelo Governo do Estado de Goiás, através do Conselho Estadual de Cultura, pelos relevantes serviços prestados na área cultural. Histórico de Trabalho Com atuação relevante na cena goiana, o dramaturgo é autor das obras: Nos Trilhos da História (1988), Liberte Uai (1989), Sob o Sol de Canudos (1991), Anjos Poetas (1995), Herdeiros de Zumbi (2000), A Clara do Ovo (2004), Travesseiro (2013), Mundo Cerrado (2015), além de outras. Durante 10 anos, o diretor encenou o espetáculo Balada de um Palhaço (2006), de Plínio Marcos – montagem que circulou pelo Brasil e conquistou vários prêmios em importantes festivais do país.
Luiz Fragelli
Luiz é produtor cultural na cidade de Anápolis há 20 anos. Ainda na Universidade Estadual de Goiás (UEG), enquanto estudante, ajudou a criar a política cultural na instituição. No Sesc, esteve por 12 anos como responsável pelas atividades culturais em Anápolis, tendo promovido diversos eventos e projetos que ainda hoje são continuados. Idealizador da Mostra Sesc de Teatro, da Mostra de Artes Cênicas de Anápolis e do Festival de Teatro de Bolso de Anápolis. Curador e jurado do Goiânia em Cena 2017. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura por dois mandatos. Luiz moldou sua atuação e formação a partir das oportunidades de elaborar e executar projetos culturais com responsabilidade ambiental e responsabilidade formativa e que atenderam a mais de 100.000 pessoas. Em 2017 foi agraciado com a Comenda Jaburu, honraria do Governo do Estado de Goiás aos destaques da área cultural no estado.
Micheli Santini
Micheli Santini é atriz e trabalha na área cultural desde 2001. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, é integrante e membro fundadora do Teatro do Concreto, coletivo em que desenvolve há 20 anos pesquisas sobre processo colaborativo, performance e atuação no espaço urbano. Com o grupo, recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango como Melhor Atriz pelo espetáculo “Diário do Maldito” (2006) e foi novamente indicada ao Prêmio por “Entrepartidas” (2010), contemplado na categoria de Melhor Espetáculo. Em 2017 ganhou o prêmio de melhor cena pelo júri popular do Festival ¼ de Cena com um trecho do monólogo Ovelha Dolly, dirigido por Fernando de Carvalho. Em 2023 estreou o trabalho “Ato de Leitura” com direção de Marcio Abreu. Integrou, ainda, o elenco das peças “Ruas Abertas” (2009) e “Festa de Inauguração” (2019), “Se eu falo é porque você está aí (2021/2022). Circulou por importantes festivais nacionais e internacionais, dentre eles o Palco Giratório, o Cena Contemporânea e a Mostra Latino- americana de Teatro de Grupo. Integrou o CPT- Centro de Pesquisa Teatral do Sesc SP (2020/2021), concluindo 280 horas de experimentações e estudos em culturas indígenas, afro-diaspóricas, afro-brasileiras, afro- indígenas e caboclas, ministrado por Maria Thaís Lima Santos. Como atriz independente também participou de trabalhos no audiovisual. Desenvolve pesquisa e ministra cursos na área da palhaçaria e atuação, tendo trabalhado com diversos artistas e grupos locais, tais como Hugo Rodas, Zé Regino e Jonathan Andrade.
Conheça os espetáculos selecionados para a mostra competitiva dentro da programação da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis:
Espetáculos Locais
Le Tombe - Cia Nudante - Anápolis (GO)
Meu Infinito - Cena Coletiva - Anápolis (GO)
O Filho Pródigo - Cia Volta Seca de Teatro, Bonecos e Circo - Anápolis (GO)
Espetáculos Regionais e Nacionais
O Dia em que explodiu Mabata-Bata - Grupo de Teatro Djambalau - Goiânia (GO) Gisberta - Cara Dupla Coletivo de Teatro - João Pessoa (PB) Coisas de Criança – Débora di Sá - Goiânia (GO)
Suplentes
Estou aqui e lembrei de você - Em bando Coletivo - Santos (SP) Cabeça de Nego - João Carlos Artigos - Santa Tereza (RJ) Malagueta na Labuta - Farândola Teatro Circo - Goiânia (GO) Bem te vi marmota - Palhaça sem Lona - Alto Pataíso de Goiás (GO) Nepal - Theatro Furia - Cuiabá (MT)
Comments